segunda-feira, 21 de julho de 2008

MARCIA BAGGIO

CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

ATIVIDADE 1

Meios de Comunicação: Novos desafios para o futuro


Segundo o relatório sobre o desenvolvimento mundial de , 1999, “as inovações tecnológicas tais como internet, podem abrir um caminho rápido para o crescimento baseado no conhecimento tanto nos países ricos como nos pobres, mas neste momento beneficiam aqueles que estão em boas situação e instruídos: oitenta e oito por cento dos usuários vivem em países industrializados que, juntos, representam 17% da população mundial. os mais ricos tem uma vantagem esmagadora sobre os pobres, desconectados cujas vozes de preocupações estão ficando fora das convenções mundiais.”
Por serem de importância fundamental e estratégica para um pais, os meios de comunicações eram monopólios estatal até a década de 1980. Com a globalização e a desregulamentação da economia, grande parte das empresas deste setor foram privilegiadas.
A Microsoft(EUA) domina 90% do mercado da informática.
A aceleração dos fluxos de informação tem repercussões em toda a vida social e na organização do espaço geográfico. Os mercados de capitais integraram-se globalmente. As transformacionais engajaram-se em estratégias destinadas a transforma-las em corporações verdadeiramente mundiais. Inúmeros tipos de empregos desapareceram enquanto muitos outros estão sendo criados, especialmente no setor terciário. As formas de organização do trabalho encontranse em plena manutenção e, cada vez mais, profissionais especializados prestam serviços a partir de suas residências. A qualificação da formação de trabalho e a educação básica e superior utilizam, de modo crescente, recursos associados as telecomunicações e as redes digitais.
O impacto dessas profundas transformações gerou o mito da morte da distância. No mundo da telefonia sem limites, das redes digitais das teleconferências e da transmissão instantânea e quase ilimitada de dados, não existe motivos para a concentração geográfica das atividades e das pessoas.
Mas as tendências do mundo real revelam a força e a permanência das nações de proximidade e distância. As universidades e as escolas continuam com suas salas de aula, laboratórios e bibliotecas, pois nada substituiu a troca de idéias e experiências frente a frente a Os produtos são em sua imensa maioria, divulgados por empresas nacionais de Maetinga e distribuídos através de redes regionais e locais,pois a linguagem e a cultura continuam a definir hábitos e opções.
Os meios de comunicações, integrados aos computadores provocam grandes transformações, tanto á nível local, quanto á nível mundial. Inúmeros são os exemplos a serem citados:
Transformações econômicas e financeiras mais rápidas
As notícias, as informações e os fatos são comunicados ao mundo inteiro.
Na questão de hábitos e costumes, cada vez mais as pessoas dedicam tempo para as conversas, pesquisas e busca de informações.
A internet pode-se dizer, tornou-se a ferramenta básica na vida das pessoas, seja no setor econômico, seja no setor social. A internet revolucionou o mundo, encurtou distâncias e potencializou a capacidade de comunicação para o mundo todo.
È após o advento dos meios de comunicação integrados aos computadores que o mundo passou a se chamar de “Aldeia Global”.
Os avanços da informática, na era da globalização e da internet, trouxeram novas formas de aprender. Atualmente escolas, cursos, faculdades e universidades precisam estar conectadas ás novas tecnologias da informação. Para que isso se concretize, são necessários diversos passos:
Formação contínua para professores e técnicos, para que os mesmos possam transmití-los aos alunos.
Utilização constante dessas novas tecnologias.
Garantir nas escolas a possibilidade para que todos possam conhecer e fazer uso dos benefícios dos meios de comunicação integrados aos computadores na chamada inclusão digital.
Cabe salientar, que a informática, a internet e todas as novas tecnologias que existem não dispensam a necessidade de professores e mestres. Desse modo, podemos afirmar que a figura do professor permanece sendo de fundamental importância.
Nas atividades escolares, o computador pode ser utilizado de diversas formas:
Serve como instrumento de pesquisas, sobre diversos assuntos.
Pode servir de meio de comunicação virtual entre alunos de outras escolas
permite aos alunos digitarem e personalizarem seus próprios trabalhos.
Inúmeras são as formas de se utilizar o computador nas atividades escolares. Na vida cotidiana, o computador também é importante ferramenta para os alunos, para que exercitem o aprendizado.
Como as crianças e jovens são curiosos por natureza, navegando no mundo da internet poderão tirar suas dúvidas, buscar novas dúvidas e novas respostas. Esse processo também faz parte da aprendizagem humana.
Entretanto, tanto nas escolas, como em casa é preciso que o aluno tenha acompanhamento constante, para direcionar suas pesquisas e evitar que o computador, a internet e a comunicação sejam utilizados para fins indevidos.
Se pensarmos de maneira globalizada, vemos que a comunicação via internet, a criação de blogs e a publicação de conteúdos são essenciais. Por isso, é de fundamental importância que desde cedo as crianças e adolescentes saibam fazer uso desses recursos, que certamente farão parte de seu universo num futuro bem próximo.
Da mesma forma a comunicação via internet, permite a troca de idéias o repensar do mundo, o conhecer o diferente. Significa estar em contato com o que estava distante, trocar idéias e expor nossas idéias a apreciação e ou crítica dos outros.
Muito ainda temos a aprender nesse universo da informática e dos meios de comunicação integrados aos computadores. O grande desafio da area educacional é, sem dúvida, encontrar a melhor forma de oferecer esse benefício as crianças e aos jovens, sabendo direcionar suas mentes para o que realmente é importante, nesse universo que parece não ter fim.



Mapa Conceitual
View SlideShare presentation or Upload your own.






atividade 2

A Informática faz parte das novas Tecnologias


A informática faz parte das novas tecnologias em comunicação que revolucionaram as relações comerciais, interpessoais, os negócios, as comunicações, em fim, a vida de todas as pessoas. ao analisarmos as modificações que ela trouxe podemos afirmar que todos os setores da sociedade tiveram que adaptar-se a esse novo meio de comunicação e mais do que isso- novo meio de realização rápida e ágil das mais diversas atividades.
em nossa vida profissional ou pessoal, a informática, certamente, já provocou diversas modificações, tais como:
Digitalizar textos, convites, cartoẽs escritos e outros, tornando-os mais apresentáveis e compreensíveis;
Inserir figuras, objetos, gráficos e tabelas, tornando nossas escritas mais atraentes e de fácil compreensão;
Tornou mais fácil a impressão dos escritos, bem como a substituição de palavras e ou caracteres incorretos.
Se analisarmos, junto a informática, o uso da internet e todos os recursos que ela proporciona, veremos que o uso da informática transformou ainda mais nossas vidas. Abaixo, alguns exemplos de como a internet já está presente em nossa vida pessoal e profissional.
Diversas empresas, hoje expõe seus produtos via internet, os quais podemos “visitar”, analisar preços, qualidade, etc. Exemplo: empresas automobilísticas, eletroeletrônicos, máquinas...
Podemos fazer transferências bancárias e muitos outros serviços de bancos, que antes da internet exigiam do cliente a participação na agência bancária e o enfrentamento das intermináveis filas.
Podemos nos comunicar com outras pessoas, de diversas formas, enviar textos, fotos, trocar informações, instantaneamente, desde um lugar a qualquer outro lugar do planeta.
podemos realizar pesquisar sobre os mais diversos assuntos que despertem nossa curiosidade, bem como procurar informações sobre fatos recentes que tenham ocorrido em qualquer parte do planeta e cujo acesso em outros meios de comunicação ainda sejam deficitários.
Podemos participar de sites de relacionamento, fazer parte de comunidades virtuais, criar amizades, participar de pesquisas de opinião, etc..
Enfim, a informática através da internet, nos abre um, mundo infinito de possibilidades e usos, que transformam por completo nossas vidas. O que precisamos é estar informados e buscar conhecer essa nova tecnologia na qual o mundo já esta engajado. Se não conseguirmos acompanhar as transformações que a informática provoca na vida pessoal e profissional, seremos pessoas “a margem” da sociedade e dependermos eternamente de outras pessoas para realizar atividades simples como retirar um extrato bancário.
Podemos afirmar, portanto que, mesmo que não tenhamos computador em casa, a informática diariamente está presente e afeta as nossas vidas em seus mais diferentes aspectos.O mundo todo, hoje, está conectado a internet e faz uso diário dela, quase sem perceber. Desde uma simples previsão do tempo, uma notícia que ocorreu do outro lado do mundo, os debates políticos e a sua repercussão na economia mundial, as transferências comerciais, etc.
Em minha vida profissional (professora) e pessoal, a informática se faz presente das seguintes maneiras:
*Digitar provas, trabalhos e textos aos alunos, facilitando assim a compreensão e a organização dos mesmos;
Busca de figuras, objetos, esboços, tabelas e gráficos que facilitam o diálogo com os alunos;
Utilização da internet para fins de pesquisas direcionadas aos temas em estudo, estimulando o interesse, a curiosidade e a descoberta do novo, em crianças e adolescentes.
Não nos resta dúvidas de que a internet é a ferramenta mais poderosa que a informática possui. Todos nós, alguma vez, já sentimos a necessidade de acessar a internet.
Particularmente, a maior necessidade que senti e ainda até hoje o motivo que mais me leva a acessar a Internet é a pesquisa sobre determinados assuntos, a busca de mais informações sobre os assuntos que estão sendo abordados em sala de aula.
Como sou professora, também sinto a necessidade de manter-me atualizada e bem informada sobre os fatos que estão acontecendo no mundo e a internet, neste aspecto, cumpre o seu papel.
Diversos outros motivos me levam a acessar a internet, visto que ela é uma poderosa ferramenta, não só de comunicação ou informação, mas também de utilização para agilizar as mais diversas atividades sociais e econômicas do mundo. A internet, por sua vez, transformou a vida de todas as pessoas, desde os pequenos camponeses que não possuem computador, até as pessoas mais importantes do mundo, que participam das reuniões através das teleconferências.


Atividade 3

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCIPLINA DE QUÍMICA

QUÍMICA ORGÂNICA

PRIMERIO ESTÁGIO: O professor, em sala de aula, explica o trabalho a ser realizado no LIE.

SEGUNDO ESTÁGIO: Os alunos devem acessar o site http://www.qmc.ufsc.br/organica/

TERCEIRO ESTÁGIO: Clicar no item experimentos, após no item síntese e purificação do ácido acetilsalissílico.

QUARTO ESTÁGIO: Ler a introdução sobre a descoberta da aspirina e clicar em next. Se familiarizar com a reação de obtenção do AAS e clicar em next.

QUINTO ESTÁGIO: Fazer o experimento virtualmente, seguindo os passos da página.

SEXTO ESTÁGIO (Avaliação): Responder as perguntas propostas no site e entregá-las ao professor. Essas perguntas poderão ser uma das formas para avaliar a atividade, além da dedicação e empenho do aluno em realizar a tarefa.

SÉTIMO ESTÁGIO: Responder a questão online.

OITAVO ESTÁGIO: Na sala de aula o professor comentará sobre o experimento virtual e se a escola possuir um laboratório com os equipamentos necessários poderá realizar o experimento com os alunos.








Atividade 4
Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns desses divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando um adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. são pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos de impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas, etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens







ATIVIDADE 6

Disciplina: Química

Montar uma apresentação em forma de slides mostrando o processo de agressão que a chuva ácida causa no meio ambiente. Incluir imagens de lugares que não foram afetados pela chuva ácida e de lugares que foram afetados por ela. Mostrar o processo químico da formação da chuva ácida. Incluir imagens de construções e da natureza. Após essa apresentação será mostrada aos colegas de outras turmas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial