terça-feira, 29 de julho de 2008

LENITA SONDA

CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

A evolução é evidente em nosso tempo. As transformações ocorrem em ritmo acelerado, modificando as estruturas e as concepções físicas, sociais, sócio-culturais, intelectuais, científicas, tecnológicas, sistemas econômico e educacionais. Essas mudanças que estão ocorrendo principalmente através da introdução do computador na vida cotidiana das pessoas, revolucionam nossos modos de nos comunicarmos, nos relacionamentos intra e interpessoais com os objetos, pessoas, enfim com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias e expandindo fronteiras num imenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais.
Essa transformações tecnológicas acarretam também um novo modo de aprender. A busca pelo conhecimento se dá de forma autônoma e interativa, uma vez que o sujeito encontra uma imensurável quantidade de informações em menor tempo.
Em contrapartida, o papel do educador é transformar essas informações cm conhecimento. Nesse contexto, os computadores e as tecnologias da atualidade tornam-se ferramentas/recursos que vem a fomentar as práticas pedagógicas com os alunos auxiliando o trabalho docente. Podemos afirmar então, que segundo a nossa concepção, informação e conhecimento são indissociáveis, porém distintos, ou seja, podemos considerar as informações obtidas dos recursos tecnológicos como aliados no processo de construção do conhecimento. Porém essas facilitações devem ser conduzidas pelo mediador fazendo com que a sua utilização seja feita com responsabilidade, uma vez que neste meio encontra-se muitas ciladas para o educando ou pessoas despreparadas, que sem orientação tornam-se alvos fáceis e até sofrendo danos irreversíveis.
A citação feita anteriormente vem a ser comprovada, quando observamos que em sala de aula os alunos podem desenvolver projetos científicos, pesquisas bibliográficas que podem ser feitos também de maneira virtual, através de redes como a internet. Podem ainda descobrir novos programas voltados ao aprendizado dos mais diversos ramos do conhecimento, nas áreas lógicas, humanas, artísticas, motoras entre outras. O professor também se beneficia da tecnologia no aperfeiçoamento de suas técnicas didáticas, bem como para o seu crescimento intelectual em sua vida cotidiana.
É necessário ressaltar a importância da internet, onde podemos encontrar gratuitamente textos escritos, audiovisuais e multimídia em vários websites, nos quais conseguimos trocar informações. Porém essas facilitações devem ser conduzidas pelo mediador fazendo com que utilizem-se dessa ferramenta com responsabilidade, pois nesse meio encontram-se muitas “ciladas” para os educandos, para os educadores ou qualquer pessoa despreparada, que se não forem bem orientados tornam-se alvos fáceis, podendo sofrer danos irreversíveis, tanto de leves proporções como perda de arquivos como outras graves podendo até interferir em suas vidas pessoais.
A internet torna-se, dessa forma, um mecanismo de disseminação e divulgação mundial bem como um meio de interação entre indivíduos, independentemente de sua localização geográfica. Devido a essa acessibilidade torna-se viável criar blogs, publicando conteúdos, a fim de discutir e trocar informações relativas a um assunto de interesse comum entre internautas. Além de ser uma excelente fonte de interação.
Atualmente, a criação de blogs vem aumentando, de tal forma que observamos uma grande porcentagem de pessoas, principalmente jovens, ongs, artistas, relacionamentos e os mais variados assuntos, buscando divulgar, aperfeiçoar e trocar idéias e informações através de seus próprios blogs.
Paulo Freire(1996), renomado educador brasileiro confirma a questão abordada acima atribuindo extrema importância ao contínuo aperfeiçoamento profissional e a constante busca e pesquisa ao saber dizendo que “ Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”(p.32).
Na seqüência falaremos sobre o que é um Mapa Conceitual, sendo o mesmo uma ferramenta cognitiva que ajuda a sistematizar conceitos e suas relações, favorecendo dessa forma uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo, mostrando como as palavras chaves se relacionam entre si. Pode ser usado como organizador prévio de idéias, tanto principal quanto secundárias.
Segue em anexo um exemplo de mapa conceitual referente ao texto acima.




MAPA CONCEITUAL

Mapa Conceitual.Jpg
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mapa conceitualRelações Socioculturais






ATIVIDADE 2



A evolução está presente diariamente em nossa vida. Evoluímos profissionalmente, intelectualmente, e a sociedade conseqüentemente também se beneficia de tal.
A cada momento estamos diante do novo, tentando descobrí-lo, conhecê-lo e usá-lo.
Essa evolução constante afeta a vida de todos os indivíduos, se não evoluímos juntos, estaremos ficando para trás, se não acompanharmos essa corrida frenética da evolução, estaremos nos sentido a margem de uma cultura, em que a tecnologia, a informática estão presentes visivelmente no mundo em que nos cerca.
Desta forma, tudo se torna mais prático, pesquisar, procurar, buscar apenas com um simples toque de botão.
Podemos perceber através do vídeo “Do Sonho aos Ares” (Santos Dumod) tal progresso da tecnologia e da informática. Foram através de tentativas, erros, construções, descobertas e evoluções que se conseguiu decolar o primeiro avião. desde esse dia até hoje muitos passos novos foram dados e isso com a ajuda do avanço tecnológico e da informática que possibilitaram cálculos precisos, praticidade e rapidez na elaboração e execução de projetos simples e grandiosos.
A informática pode modificar a vida de cada indivíduo fazendo com que visite o mundo sem sair de casa, que redescubra e reescreva projetos diante de uma tela. Tudo em prol da era digital, do avanço rápido.
Quem de nós, uma vez ao menos, procurou pesquisar assuntos adversos com a ajuda da internet? Ou por simples prazer ou por um trabalho científico, ou por mera curiosidade?
Acreditamos que são poucos que nunca se beneficiaram de tal serviço e praticidade.
Nosso adolescentes, então se beneficiam diariamente, já não brincam muito, sua movimentação é manual e mental, não correm, não sobem em árvores, não brincam de esconde-esconde, pega-pega, mas sim de jogos eletrônicos, conversas no MSN, orkut... Essa evolução só tente a crescer.
É como nos mostrou o filme, tudo iniciou aos poucos, minusiosamente testado, errando, tentando novamente. A partir do momento que se conseguiu, buscou-se cada vez mais a perfeição, cada vez mais um esforço mínimo, cada vez mais comodidade e é assim que a tecnologia, a informática estão deixando nossa vida profissional e pessoal, mais cômoda, mais prática, mais moderna.






ATIVIDADE 3


www.rived.com.br
www.jogosboole.com.br
www.iguinho.com.br
www.prof2000.pt
www.jogos.antigos.nom.br
www.somatematica.com.br
www.junior.te.pt
www.ludoteoh.eu
www.instituto-camões.pt
www.web.educom.pt
www.wwebbom.pt
www.addons.mozilla.org
www.atividadeseducativas.com.br
www.brincandoseaprende.com.br



IDENTIFICAÇÃO


Título: “Quebra-cuca”
Professoras: Elaine M. Fagherazzi Boniatti e Lenita Sonda
Período: dois dias
Área de abrangência: matemática
Público alvo: 1º e 2º anos
Material de recurso: site rived e observações de atividades (visita a fazenda)


OBJETIVO GERAL

Oportunizar os alunos o contato com as tecnologias, de forma a desenvolver o raciocínio lógico-matemático.

Objetivos específicos

Proporcionar atividades que desenvolvam a correspondência biunívoca, bem como relacionar conjuntos;
Compreender a inclusão de classe e a conservação de número;
Oportunizar melhores condições de ensino;
Promover a contínua inserção dos alunos no mundo tecnológico;
Possibilitar aos educandos recursos pedagógicos afim de contribuir em sua práxis;
Estimular a socialização e o trabalho coletivo;


JUSTIFICATIVA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96 em seu art. 3º prevê princípios para a educação, tais como:
II- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
IX- Garantia de padrão de qualidade;
XI- Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

Nesse contexto, o presente projeto visa a aquisição de recursos tecnológicos atuais, a partir da constatação da importância dos mesmos nas atividades pedagógico-escolares diárias fazendo com que dessa forma, sejam assegurados alguns princípios educacionais, garantidos em leis, efetivando de maneira concreta e real os padrões de qualidade do ensino público.
Sendo assim, percebemos que todo e qualquer recurso didático que vier a somar, a acrescentar, a fomentar o ensino, será um contribuinte direto com o aumento dos padrões qualitativos sociais, econômicos e culturais,os quais não se restringem apenas no período escolar, mas muito maior será sua relevância nas diversas atividades de trabalho e áreas de atuação que serão realizados posteriormente no município.
Acreditamos, que investindo na educação haverá retribuição ao poder público, formando cidadãos autônomos, conscientes e críticos, capazes de modificar a realidade em que vivem e de torná-la cada vez melhor.
Paulo Freire, renomado pedagogo e cientista da educação brasileira, em seu livro Pedagogia da Autonomia, reafirma esta questão aqui debatida dizendo que “Ensinar exige compreender que educação é uma forma de intervenção no mundo” (pág. 110, 1996).
Esta citação vem a confirmar o que anteriormente já se havia discutido, que é a questão de que , todo o investimento dedicado à educação è retorno garantido e qualitativo ao progresso do município.

ATIVIDADES

O professor inicia o projeto em sala de aula realizando atividades como:
Construção do conceito de número com material concreto como: material dourado, jogos boole, dominó, fichas, cartas;
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre fazenda;
Visitação a fazenda próxima do município;
Concluindo a exploração do contexto do contexto, os alunos iniciarão suas atividades no laboratório de informática.
Feito o primeiro contato do aluno com o computador, estes irão realizar as atividades encontradas no site www.rived.mec.gov.br. e, para finalizar irão construir no programa write, histórias matemáticas, envolvendo situações vivenciadas na fazenda e nos jogos do computador. Podendo serem trocadas e resolvidos pelos colegas.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante ao crescimento individual dos alunos.



aTIVIDADE 5


Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diveElaine M. Fagherazzi Boniattirsão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum efeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescentedesenho computador azul.jpg e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-pgi0097.jpgse no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensElaine M. Fagherazzi Boniattia nacional da garota Elaine M. Fagherazzi Boniattipaulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramenta de conversação e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.





O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é consequência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São ppbu0036.jpgessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Clínicas de São Paulo.
qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar esteriótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamentos e ferramentas de conversação na internet.

Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. preferir a vida virtual é muito prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número de telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria pbu0036.jpgmuito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.




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ATIVIDADE 6

Será criada uma atividade utilizando-se do programa Tux Paint, relacionando as ferramentas disponíveis, fazendo com que o aluno crie a sua própria fazenda, com seus animais, cenários e personagens referente ao projeto construído na atividade 4.

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