terça-feira, 29 de julho de 2008

VIVIANA MARIA GIACOMETTI


CURSO DE INFORMÁTICA : EDUCAÇÃO DIGITAL

Atividade 1
Vivemos em uma sociedade e época histórica marcadas pelo uso de tecnologia, a mesma se faz presente na maioria de nossas atividades cotidianas, tanto de cunho pessoal quanto profissional.
Atualmente os meios de comunicação encontram-se perfeitamente integrados aos computadores. Essa situação facilita a comunicação, a integração e interligação mundial de informações, possibilitando o rápido acesso as mesmas dos mais diferentes locais do mundo.
Nesse cenário destaca-se a Internet que configura-se como fonte de comunicação, informação e elo de ligação dentro do mundo digital. Como facilitadores deste processo destacam-se os blogs e a publicação de conteúdos. Através dos mesmos pode-se expressar opiniões pessoais, pesquisas teses e conteúdos em geral, facilitando a divulgação e socialização de informações, bem como, a publicação e a obtenção dos mais diversificados serviços. Além disso, não existe horário pré-determinado para o seu uso, de modo que o interessado pode adequar livremente sua rotina.
É dentro desse contexto digital, que cada vez mais faz-se presente na vida diária, que deve inserir-se a prática pedagógica atual. Entretanto, para que isso seja viável é indispensável que o educador desempenhe, acima de tudo, o papel de facilitador. Assim, sistemas de informática podem ser utilizados tanto na desenvolvimento das atividades dentro da escola, como nas extracurriculares. Em especial na ilustração e aprofundamento de temas abordados, inserção dos mesmos na realidade cotidiana e interligação com outras áreas do conhecimento. Ainda servem como instrumento de pesquisa e apoio para a realização das tarefas extra classes.
Assim sendo é indispensável que tanto o educando quanto educador possuem o domínio da utilização de instrumentos de informática. Essa capacitação será possível a partir do momento que o professor busca subsídios através de cursos oferecidos por órgãos públicos de educação ou por instituições.
Desse modo, caso o aluno não possua em sua casa acesso ao recursos de computadores, é fundamental importância que o professor lhe forneça os conceitos básicos e a sugestão de algumas atividades , possibilitando assim sua inclusão digital.

MAPA CONCEITUAL.
O mapa conceitual visa, através de representações gráficas e palavras chave fornecer uma visão global de determinada temática. O faz a partir do estabelecimento de conexões entre os conceitos a serem desenvolvidos a sua utilização e estruturação contribuem para organizar as principais idéias a serem desenvolvidas e temáticas abordadas, assim sendo,torna-se um recurso facilitador da aprendizagem.




Mapa Conceitual.Jpg
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mapa conceitualRelações Socioculturais




ATIVIDADE 2


O vídeo intitulado “Do Sonho aos Ares” (Santos Dumod) mostra o progresso tecnológico, principalmente, na área da aviação, sendo que esta se beneficiou através do uso da informática. Sempre na história da humanidade, todas as descobertas foram realizadas após muitas tentativas, erros, construções, acertos, fracassos e evoluções, as quais resulataram na decolagem do primeiro avião.
A cada dia novos passos são dados, possibilitando cálculos precisos, praticidade e rapidez na elaboração e execução de projetos simples e grandiosos.
A evolução está presente em nossa vida, de tal forma a evoluirmos juntamente tanto profissionalmente, quanto intelectualmente, fazendo com que a sociedade conseqüentemente se beneficie de tal condição.
A cada momento estamos diante do novo, tentando descobri-lo, conhecê-lo e usá-lo. Essa evolução constante afeta a vida de todos os indivíduos, e nos obriga a evoluirmos também, não que isto seja algo negativo, mas para nós que já não tínhamos o hábito e não convivíamos com a informática, é sem dúvida, mais difícil, se tornando imprescindível acompanharmos essas transformações, para que nos direcionamos no sentido margem de uma cultura, em que a tecnologia, a informática surgiram para permanecerem e depende de nós nos enquadrarmos neste contexto.
Desta forma, tudo se torna mais prático, pesquisar, procurar, buscar apenas com um simples toque de botão.

A informática pode modificar a vida de cada indivíduo fazendo com que visite o mundo sem sair de casa, que redescubra e reescreva projetos diante de uma tela. Tudo em prol da era digital, do avanço rápido.
Quem de nós, uma vez ao menos, procurou pesquisar assuntos adversos com a ajuda da internet? Ou por simples prazer ou por um trabalho científico, ou por mera curiosidade?
Acreditamos que são poucos que nunca se beneficiaram de tal serviço e praticidade.
Nossos adolescentes, então se beneficiam diariamente, já não brincam muito, sua movimentação é manual e mental, não correm, não sobem em árvores, não brincam de esconde-esconde, pega-pega, mas sim de jogos eletrônicos, conversas no MSN, orkut... Essa evolução só tente a crescer.
É como nos mostrou o filme, tudo iniciou aos poucos, minusiosamente testado, errando, tentando novamente. A partir do momento que se conseguiu, buscou-se cada vez mais a perfeição, cada vez mais um esforço mínimo, cada vez mais comodidade e é assim que a tecnologia, a informática estão deixando nossa vida profissional e pessoal, mais cômoda, mais prática, mais moderna.



ATIVIDADE 3


Endereços Virtuais.
www.un.org.br
www.geenpeace.org.br
www.meioambiente.org.br
www.ambientebrasil.com.br
www.wol.com.br.ambienteglobal
www.wwf.og.br
www.geofiscal.eng.br



PROJETO AMBIENTAL.
Participar das discussões sobre globalização, o consumismo e o meio ambiente é fundamental para nós e para a sociedade a qual pertencemos.
Uma das maneiras de atuar ativamente é através da elaboração e prática de projetos que objetivem ações ligadas a preservação do meio ambiente.
Dessa forma elabore um projeto que uma educação e meio ambiente.
Assim sendo, defina:
Tema que será trabalhado
Finalidade e objetivo do projeto
Ações e formas de desenvolvimento do trabalho
Pessoas que serão envolvidas
recursos e materiais necessários
Cronograma para o desenvolvimento do projeto
As perspectivas de continuidade do trabalho

A realização do trabalho ocorrerá no laboratório de informática. Num primeiro momento, utilizando a internet faça um levantamento sobre o tema utilizando os endereços virtuais citados acima. Em seguida, utilizando o aplicativo Writer, elabore o projeto ambiental.



Atividade 4

Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum efeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramenta de conversação e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é consequência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Clínicas de São Paulo.
qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar esteriótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamentos e ferramentas de conversação na internet.

Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. preferir a vida virtual é muito prazeroso, pois é um lugar onde nãp há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número de telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.

Slide
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ATIVIDADE 06


Trabalho a ser executados pelos alunos no Tux paint



Objetivo: Relacionar o atividade 3 com a atividade 6.
proporcionar aos alunos atividade que incentive a criatividade e o senso crítico na elaboração da mesma.


No laboratório de informática educativa, os alunos devem criar um cenário no Tux Paint usando texto ou figuras que nele estão disponíves, relativo ao esporte que cada um havia utilizado na atividade 03. Aproveitando para desenvolver seu censo crítico, uma vez que o mesmo deve preocupar-se também com sua postura em aula, se o material por ele utilizado seria o mais indicado para a situação, sua busca foi realizada em sites seguros, como deveria usá-lo, analisando também regras e atitudes por ele proposta se realmente fazem da sua estratégia.

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