quinta-feira, 31 de julho de 2008

ELENICE FATIMA MARANGONI

CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Atividade 1

A evolução é evidente em nosso tempo. As transformações ocorrem em ritmo acelerado, modificando as estruturas e as concepções físicas, sociais, sócio-culturais, intelectuais, científicas, tecnológicas, sistemas econômico e educacionais. Essas mudanças que estão ocorrendo principalmente através da introdução do computador na vida cotidiana das pessoas, revolucionam nossos modos de nos comunicarmos, nos relacionamentos intra e interpessoais com os objetos, pessoas, enfim com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias e expandindo fronteiras num imenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais.
Essa transformações tecnológicas acarretam também um novo modo de aprender. A busca pelo conhecimento se dá de forma autônoma e interativa, uma vez que o sujeito encontra uma imensurável quantidade de informações em menor tempo.
Em contrapartida, o papel do educador é transformar essas informações cm conhecimento. Nesse contexto, os computadores e as tecnologias da atualidade tornam-se ferramentas/recursos que vem a fomentar as práticas pedagógicas com os alunos auxiliando o trabalho docente. Podemos afirmar então, que segundo a nossa concepção, informação e conhecimento são indissociáveis, porém distintos, ou seja, podemos considerar as informações obtidas dos recursos tecnológicos como aliados no processo de construção do conhecimento. Porém essas facilitações devem ser conduzidas pelo mediador fazendo com que a sua utilização seja feita com responsabilidade, uma vez que neste meio encontra-se muitas ciladas para o educando ou pessoas despreparadas, que sem orientação tornam-se alvos fáceis e até sofrendo danos irreversíveis.
A citação feita anteriormente vem a ser comprovada, quando observamos que em sala de aula os alunos podem desenvolver projetos científicos, pesquisas bibliográficas que podem ser feitos também de maneira virtual, através de redes como a internet. Podem ainda descobrir novos programas voltados ao aprendizado dos mais diversos ramos do conhecimento, nas áreas lógicas, humanas, artísticas, motoras entre outras. O professor também se beneficia da tecnologia no aperfeiçoamento de suas técnicas didáticas, bem como para o seu crescimento intelectual em sua vida cotidiana.
É necessário ressaltar a importância da internet, onde podemos encontrar gratuitamente textos escritos, audiovisuais e multimídia em vários websites, nos quais conseguimos trocar informações. Porém essas facilitações devem ser conduzidas pelo mediador fazendo com que utilizem-se dessa ferramenta com responsabilidade, pois nesse meio encontram-se muitas “ciladas” para os educandos, para os educadores ou qualquer pessoa despreparada, que se não forem bem orientados tornam-se alvos fáceis, podendo sofrer danos irreversíveis, tanto de leves proporções como perda de arquivos como outras graves podendo até interferir em suas vidas pessoais.
A internet torna-se, dessa forma, um mecanismo de disseminação e divulgação mundial bem como um meio de interação entre indivíduos, independentemente de sua localização geográfica. Devido a essa acessibilidade torna-se viável criar blogs, publicando conteúdos, a fim de discutir e trocar informações relativas a um assunto de interesse comum entre internautas. Além de ser uma excelente fonte de interação.
Atualmente, a criação de blogs vem aumentando, de tal forma que observamos uma grande porcentagem de pessoas, principalmente jovens, ongs, artistas, relacionamentos e os mais variados assuntos, buscando divulgar, aperfeiçoar e trocar idéias e informações através de seus próprios blogs.
Paulo Freire(1996), renomado educador brasileiro confirma a questão abordada acima atribuindo extrema importância ao contínuo aperfeiçoamento profissional e a constante busca e pesquisa ao saber dizendo que “ Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”(p.32).
Na seqüência falaremos sobre o que é um Mapa Conceitual, sendo o mesmo uma ferramenta cognitiva que ajuda a sistematizar conceitos e suas relações, favorecendo dessa forma uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo, mostrando como as palavras chaves se relacionam entre si. Pode ser usado como organizador prévio de idéias, tanto principal quanto secundárias.
Segue em anexo um exemplo de mapa conceitual referente ao texto acima.




atividade 2

DO SONHO AOS ARES

França em 1906, naquela época Santos Dumont voando pela primeira vez com seu incrível invento, o 14 bis, contornou a Torre Eiffel, transformando em realidade antigos, porém grandes sonhos, até mesmo os mais remotos, como os Ícaro, o homem das asas de cera, porém um dos mais conhecidos. O 14 bis seria um marco, como um dos primeiros inventos do gênero que obtivera sucesso, dando início a seqüência de aperfeiçoamentos na área de aeronaves, e que progressivamente acompanhando os avanços tecnológicos chegou aos dias de hoje.
Naquela época não se imaginava, que o avião seria um aparelho de extrema necessidade para a humanidade. Isso vem nos mostrar o quanto à tecnologia está presente em nossas vidas, podemos comparar a história do desenvolvimento do avião com a história da informática, pois ambas andam juntas e transformaram a vida do homem, encurtando tempo e distâncias, e que atualmente é indispensável.
Assim como em outras áreas, os computadores começaram como aparelhos rudimentares, que eram capazes de desempenhar apenas tarefas muito simples e que hoje nos surpreende pela sua qualidade e complexidade.
O crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, trazem novas necessidades para o ser humano, pois a quantidade de dados e informações a serem armazenadas e computadas atingem um volume incalculável. A informática surge como uma necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.
Esta revolução tecnológica, apesar de bastante ampla em seu significado, pode ser conceituado como “as invenções, as descobertas ou as criações realizadas pelo Homem, que afetam, de forma profunda, ampla e generalizada, os conhecimentos, os costumes e as práticas cotidianas do seu meio”. A própria tecnologia tende a disponibilizar e tornar acessível um maior volume de informações, dinamizando o processo de criação de novas idéias e incorporação destas na vida das pessoas. Podemos notar essa característica mais acentuadamente em economias de mercado industrializadas desenvolvidas ou em desenvolvimento.
Neste contexto, estuda-se o impacto das novas tecnologias na Educação, tendo, como objeto de estudo, a pesquisa e análise sobre como o setor educacional formal recebe e assimila essas ferramentas que lhes são oferecidas. Esses estudos visam aprofundar o conhecimento sobre a real importância das novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem (relação professor-aluno), comparativamente com o estágio sócio-cultural das respectivas comunidades educandas.
Com a Internet (web), houve uma verdadeira reviravolta nos conceitos de comunicação, tanto material com instrumentos e equipamentos quanto formalmente. Os equipamentos e os instrumentos estão se tornando menores e interligados, facilitando a vida cotidiana e modificando hábitos. Hábitos esses, os quais também temos o dever de nos adequar.
Notamos que em nossos dias há uma crescente e violenta expansão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Por isso não podemos nos negar a esta realidade, pois além de nos proporcionar uma rápida atualização em qualquer área do saber, é uma ferramenta que nos aproxima do educando, pois a mesma faz parte do dia a dia de nossos alunos.
A tecnologia da informação amplia a inteligência humana, a capacidade de armazenar, processar e transformar informação em conhecimento, sua utilização muitas vezes vem de encontro as nossas necessidades, pois nela buscamos entretenimentos, atualidades, saúde, trabalhos científicos entre outros assuntos.





Atividade 3

Lista de endereços virtuais
www.rived(rede internacional virtual de educa�o)
www.jogosboole.com.br
www.iguinho.com.br
www.jogos.antigos.nom.br
www.junior.te.pt
www.ludoteoh.eu
www.web.educom.pt
www.wwebbom.pt
www.addons.mozilla.org
www.atividadeseducativas.com.br
www.brincandoseaprende.com.br


PLANO DE AULA:



Título: JOGAR E BRINCAR
Uma forma de aprender

Professoras: Elenice Fátima Marangoni
Período: aproximadamente 04 aulas de 45 min.
Área de abrangência: Educação Física e Português
Público Alvo: 4º ano


OBJETIVO GERAL:
Proporcionar ao educando a utilização do Laboratório de Informática, fazendo com que ao utilizar-se desta ferramenta aumente sua capacidade de concentração, memória e criatividade na elaboração de textos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Oportunizar aos alunos situações prazerosas na aprendizagem;
 Estimular a criatividade, concentração, memória ao observar regras e estratégias dos jogos;
 Harmonizar a socialização entre os colegas da classe, interagindo em grupo;
 Promover atividades e jogos que estimulem assimilação de regras;
 Identificar as regras e estratégia utilizá-las e relaciona-las.


JUSTIFICATIVA:
No papel de mediador devemos oportunizar aos nossos alunos situações que lhes permitam resgatar a imaginação, a fantasia, o lúdico e o sonho, características infantis essenciais para a formação e sustentação qualitativa de sua vida adulta.
Hoje a busca torna-se cada vez maior por respostas imediatas, queremos resultados prontos tanto em jogos quanto em brincadeiras propostas no dia a dia. No entanto, percebemos que atualmente esses entretenimentos e diversões comprometem o desenvolvimento de nossas crianças, tanto nos âmbitos físicos e intelectuais, como psicológicos e morais, uma vez que não permitem uma construção.
Sendo assim, através de jogos e a elaboração de textos, relatando suas vivências associadas às regras do jogo por eles escolhido, isso fará com que usem sua imaginação e possam criar suas histórias. Para tal esses projeto visa utilizar-se de recursos tecnológicos atuais, valorizando os mesmos dentro das atividades pedagógicas escolares, utilizando-os harmonicamente e com segurança.



ATIVIDADES:
O projeto inicia com o mediador desafiando os alunos a navegarem nos sites por ele elencado, e a observarem e anotarem o que mais lhe chamou a atenção:
• Os alunos observarão todos os sites um a um;
• Eles deverão fazer uma lista das brincadeiras e jogos ofertados nos mesmos;
• Devem escolher um jogo de sua lista para executarem;
• Conhecendo o jogo e suas regras, jogaram várias vezes, tantas vezes quantas for possível dentro do tempo anteriormente estipulado;
• Para encerrar a atividade os alunos deverão no Writer elaborar um texto com o nome do jogo, suas regras e quais foram os resultados por eles obtidos.


AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua respeitando o crescimento e a individualidade de cada aluno.





ATIVIDADE 4

Perigo na rede



É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.



Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum efeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramenta de conversação e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é consequência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamentos e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. preferir a vida virtual é muito prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número de telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.









ATIVIDADE 06


Trabalho a ser executados pelos alunos no Tux paint



Objetivo: Relacionar o atividade 3 com a atividade 6.
proporcionar aos alunos atividade que incentive a criatividade e o senso crítico na elaboração da mesma.


No laboratório de informática educativa, os alunos devem criar um cenário no Tux Paint usando texto ou figuras que nele estão disponíves, relativo ao esporte que cada um havia utilizado na atividade 03. Aproveitando para desenvolver seu censo crítico, uma vez que o mesmo deve preocupar-se também com sua postura em aula, se o material por ele utilizado seria o mais indicado para a situação, sua busca foi realizada em sites seguros, como deveria usá-lo, analisando também regras e atitudes por ele proposta se realmente fazem da sua estratégia.

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