segunda-feira, 4 de agosto de 2008

FRANCIÉLI G. PAN

CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA



Atividade 1
Meios de Comunica��o: Novos desafios para o futuro


Segundo o relat�rio sobre o desenvolvimento mundial de , 1999, ?as inova��es tecnol�gicas tais como internet, podem abrir um caminho r�pido para o crescimento baseado no conhecimento tanto nos pa�ses ricos como nos pobres, mas neste momento beneficiam aqueles que est�o em boas situa��o e instru�dos: oitenta e oito por cento dos usu�rios vivem em pa�ses industrializados que, juntos, representam 17% da popula��o mundial. os mais ricos tem uma vantagem esmagadora sobre os pobres, desconectados cujas vozes de preocupa��es est�o ficando fora das conven��es mundiais.?
Por serem de import�ncia fundamental e estrat�gica para um pais, os meios de comunica��es eram monop�lios estatal at� a d�cada de 1980. Com a globaliza��o e a desregulamenta��o da economia, grande parte das empresas deste setor foram privilegiadas.
A Microsoft(EUA) domina 90% do mercado da inform�tica.
A acelera��o dos fluxos de informa��o tem repercuss�es em toda a vida social e na organiza��o do espa�o geogr�fico. Os mercados de capitais integraram-se globalmente. As transformacionais engajaram-se em estrat�gias destinadas a transforma-las em corpora��es verdadeiramente mundiais. In�meros tipos de empregos desapareceram enquanto muitos outros est�o sendo criados, especialmente no setor terci�rio. As formas de organiza��o do trabalho encontranse em plena manuten��o e, cada vez mais, profissionais especializados prestam servi�os a partir de suas resid�ncias. A qualifica��o da forma��o de trabalho e a educa��o b�sica e superior utilizam, de modo crescente, recursos associados as telecomunica��es e as redes digitais.
O impacto dessas profundas transforma��es gerou o mito da morte da dist�ncia. No mundo da telefonia sem limites, das redes digitais das teleconfer�ncias e da transmiss�o instant�nea e quase ilimitada de dados, n�o existe motivos para a concentra��o geogr�fica das atividades e das pessoas.
Mas as tend�ncias do mundo real revelam a for�a e a perman�ncia das na��es de proximidade e dist�ncia. As universidades e as escolas continuam com suas salas de aula, laborat�rios e bibliotecas, pois nada substituiu a troca de id�ias e experi�ncias frente a frente a Os produtos s�o em sua imensa maioria, divulgados por empresas nacionais de Maetinga e distribu�dos atrav�s de redes regionais e locais,pois a linguagem e a cultura continuam a definir h�bitos e op��es.
Os meios de comunica��es, integrados aos computadores provocam grandes transforma��es, tanto � n�vel local, quanto � n�vel mundial. In�meros s�o os exemplos a serem citados:
Transforma��es econ�micas e financeiras mais r�pidas
As not�cias, as informa��es e os fatos s�o comunicados ao mundo inteiro.
Na quest�o de h�bitos e costumes, cada vez mais as pessoas dedicam tempo para as conversas, pesquisas e busca de informa��es.
A internet pode-se dizer, tornou-se a ferramenta b�sica na vida das pessoas, seja no setor econ�mico, seja no setor social. A internet revolucionou o mundo, encurtou dist�ncias e potencializou a capacidade de comunica��o para o mundo todo.
� ap�s o advento dos meios de comunica��o integrados aos computadores que o mundo passou a se chamar de ?Aldeia Global?.
Os avan�os da inform�tica, na era da globaliza��o e da internet, trouxeram novas formas de aprender. Atualmente escolas, cursos, faculdades e universidades precisam estar conectadas �s novas tecnologias da informa��o. Para que isso se concretize, s�o necess�rios diversos passos:
Forma��o cont�nua para professores e t�cnicos, para que os mesmos possam transmit�-los aos alunos.
Utiliza��o constante dessas novas tecnologias.
Garantir nas escolas a possibilidade para que todos possam conhecer e fazer uso dos benef�cios dos meios de comunica��o integrados aos computadores na chamada inclus�o digital.
Cabe salientar, que a inform�tica, a internet e todas as novas tecnologias que existem n�o dispensam a necessidade de professores e mestres. Desse modo, podemos afirmar que a figura do professor permanece sendo de fundamental import�ncia.
Nas atividades escolares, o computador pode ser utilizado de diversas formas:
Serve como instrumento de pesquisas, sobre diversos assuntos.
Pode servir de meio de comunica��o virtual entre alunos de outras escolas
permite aos alunos digitarem e personalizarem seus pr�prios trabalhos.
In�meras s�o as formas de se utilizar o computador nas atividades escolares. Na vida cotidiana, o computador tamb�m � importante ferramenta para os alunos, para que exercitem o aprendizado.
Como as crian�as e jovens s�o curiosos por natureza, navegando no mundo da internet poder�o tirar suas d�vidas, buscar novas d�vidas e novas respostas. Esse processo tamb�m faz parte da aprendizagem humana.
Entretanto, tanto nas escolas, como em casa � preciso que o aluno tenha acompanhamento constante, para direcionar suas pesquisas e evitar que o computador, a internet e a comunica��o sejam utilizados para fins indevidos.
Se pensarmos de maneira globalizada, vemos que a comunica��o via internet, a cria��o de blogs e a publica��o de conte�dos s�o essenciais. Por isso, � de fundamental import�ncia que desde cedo as crian�as e adolescentes saibam fazer uso desses recursos, que certamente far�o parte de seu universo num futuro bem pr�ximo.
Da mesma forma a comunica��o via internet, permite a troca de id�ias o repensar do mundo, o conhecer o diferente. Significa estar em contato com o que estava distante, trocar id�ias e expor nossas id�ias a aprecia��o e ou cr�tica dos outros.
Muito ainda temos a aprender nesse universo da inform�tica e dos meios de comunica��o integrados aos computadores. O grande desafio da area educacional �, sem d�vida, encontrar a melhor forma de oferecer esse benef�cio as crian�as e aos jovens, sabendo direcionar suas mentes para o que realmente � importante, nesse universo que parece n�o ter fim.




Mapa Conceitual
View SlideShare presentation or Upload your own.


hr>


Como a informática pode Modificar a Vida

A história abordada no vídeo, sobre Santos Dumond, nos faz pensar como podemos conseguir o que queremos através da persistência. aprender com os erros e evoluir. Não desistir quando alguma coisa sai errada. Santo Dumond precisou de muito esforço, conhecimento, acertos e erros para conseguir seu primeiro vôo com o 14 bis. Até comseguir seu primeiro vôo muitos outros deram errado.
Dessa forma associa-se, também, o desenvolvimento tecnológico e da informática. Até chegarmos a tecnologia que temos hoje, muitos projetos foram feitos e descartados pela impossibilidade de serem colocados em prática. Mas sem eles seria muito mais difícil termos essa tecnologia dos dias de hoje. Para termos os super computadores de hoje foi necessária a primeira máquina de somar, mesmo que fosse somente seu projeto.
O avanço tecnológico, e nele se inclui a informática, só foi possível com o empenho de muitas pessoas. Foi necessário estudo e dedicação.
Imagine viver em um mundo sem tecnologia! Sem telefone, sem televisão, sem comunicação com outras cidades ou países, sem uma calculadora por mais simples que seja, sem energia elétrica ou sem eletrodomésticos. Nós estamos cercados por todos os lados por algum tipo de tecnologia que necessitou de um projeto feito por algumas pessoas e de testes, que muitas vezes saíram errado.
A evolução que se teve no início foi a passos lentos, agora estamos vivendo essa evolução a cada ano, mês e a cada dia. A evolução tecnológica, principalmente na área da informática, está caminhando, ou melhor nos “atropelando”. A cada dia surgem novos modelos de eletrodomésticos cada vez mais “independentes”, surgem novos modelos de celulares que mal sabemos e quase sempre não precisamos usar tudo o que eles dispõe. Se não acompanharmos tanta evolução seremos “esmagados” por ela. Não saberíamos mais viver sem toda essa tecnologia que nos rodeia e não temos como dizer que não somos afetados por ela.
Nós professores também usamos a tecnologia em nosso dia-a-dia. Precisamos de computadores para preparar nossas aulas. Precisamos de internet para nos manter atualizados e buscar assuntos diferenciados além dos livros. Usamos e-mail para nos comunicar com outros profissionais ou amigos.
Na internet busca-se desde diversão e conhecimento até compras. Muitos jogos educativos e programas bons são encontrados e baixados facilmente da internet. Livros maravilhosos podem ser lidos pela internet e até comprados. Supermercado agora, para quem não daquelas filas infernais, pode ser feito com o uso da internet. Filmes podem ser assistidos via net. O que imaginar e quiser é oferecido facilmente, sem sair de casa, com conforto, escolha variada de produtos com o uso da tecnologia da internet.
Viver sem tecnologia, incluindo aí a informática e a internet, é algo inimaginável.
O uso da tecnologia deve ser feito racionalmente. Afinal quando Santos dumond inventou o avião e conseguiu seu primeiro vôo ele não imaginava que sua invenção um dia pudesse ser usada para lançar bombas e exterminar vidas. Quando inventaram a internet não imaginaram que golpes milionáriosseriam dados usando ela como meio ou que vírus seriam enviados pelo correio eletrônico.
Para tudo na vida existe o lado bom e o ruim. Devemos conhecer o ruim para evita-lo e nos cuidar dele desfrutar do lado bom. Com a tecnologia e seu avanço não é diferente.
Esse avanço tirou muitos empregos em indústrias e no comércio. Devemos saber até onde ir e quando parar.
Mas viva ao avanço tecnológico e esperamos que os seres humanos avancem no mesmo ritmo, intelectualmente.hr>



Atividade 3

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCIPLINA DE QUÍMICA

QUÍMICA ORGÂNICA

PRIMERIO ESTÁGIO: O professor, em sala de aula, explica o trabalho a ser realizado no LIE.

SEGUNDO ESTÁGIO: Os alunos devem acessar o site http://www.qmc.ufsc.br/organica/

TERCEIRO ESTÁGIO: Clicar no item experimentos, após no item síntese e purificação do ácido acetilsalissílico.

QUARTO ESTÁGIO: Ler a introdução sobre a descoberta da aspirina e clicar em next. Se familiarizar com a reação de obtenção do AAS e clicar em next.

QUINTO ESTÁGIO: Fazer o experimento virtualmente, seguindo os passos da página.

SEXTO ESTÁGIO (Avaliação): Responder as perguntas propostas no site e entregá-las ao professor. Essas perguntas poderão ser uma das formas para avaliar a atividade, além da dedicação e empenho do aluno em realizar a tarefa.

SÉTIMO ESTÁGIO: Responder a questão online.

OITAVO ESTÁGIO: Na sala de aula o professor comentará sobre o experimento virtual e se a escola possuir um laboratório com os equipamentos necessários poderá realizar o experimento com os alunos.








Atividade 4
Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns desses divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando um adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. são pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos de impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas, etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens







Continuação da Atividade 4


Atividade5
View SlideShare presentation or Upload your own.





ATIVIDADE 6

Disciplina: Química

Montar uma apresentação em forma de slides mostrando o processo de agressão que a chuva ácida causa no meio ambiente. Incluir imagens de lugares que não foram afetados pela chuva ácida e de lugares que foram afetados por ela. Mostrar o processo químico da formação da chuva ácida. Incluir imagens de construções e da natureza. Após essa apresentação será mostrada aos colegas de outras turmas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial