quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ROSANE LUSA

CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA




ATIVIDADE 1

O computador e a internet propagaram os serviços de comunicação e interação com as suas ferramentas para a troca, intercâmbio de informação e a propagação do conhecimento, permitindo a troca de mensagens entre pessoas do mundo todo com incrível rapidez, muitas vezes substituindo os meios de comunicação tradicionais, como a carta, telefone e a televisão. Estando também difundidas as listas de discussões, os grupos de notícias e as salas de bate-papo.


b) O que é um mapa conceitual? E para que serve? Qual a vantagem em utilizá-lo?
O mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sistemática e ao mesmo tempo global do conteúdo desejado e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituas são diagramas que ajudam a ver como as palavras-chaves se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que, numa segunda fase, são estruturadas em torno a palavras-chaves, suas ramificações e relações entre elas.



tividade 2

A Informática faz parte das novas Tecnologias


A informática faz parte das novas tecnologias em comunicação que revolucionaram as relações comerciais, interpessoais, os negócios, as comunicações, em fim, a vida de todas as pessoas. ao analisarmos as modificações que ela trouxe podemos afirmar que todos os setores da sociedade tiveram que adaptar-se a esse novo meio de comunicação e mais do que isso- novo meio de realização rápida e ágil das mais diversas atividades.
em nossa vida profissional ou pessoal, a informática, certamente, já provocou diversas modificações, tais como:
Digitalizar textos, convites, cartoẽs escritos e outros, tornando-os mais apresentáveis e compreensíveis;
Inserir figuras, objetos, gráficos e tabelas, tornando nossas escritas mais atraentes e de fácil compreensão;
Tornou mais fácil a impressão dos escritos, bem como a substituição de palavras e ou caracteres incorretos.
Se analisarmos, junto a informática, o uso da internet e todos os recursos que ela proporciona, veremos que o uso da informática transformou ainda mais nossas vidas. Abaixo, alguns exemplos de como a internet já está presente em nossa vida pessoal e profissional.
Diversas empresas, hoje expõe seus produtos via internet, os quais podemos “visitar”, analisar preços, qualidade, etc. Exemplo: empresas automobilísticas, eletroeletrônicos, máquinas...
Podemos fazer transferências bancárias e muitos outros serviços de bancos, que antes da internet exigiam do cliente a participação na agência bancária e o enfrentamento das intermináveis filas.
Podemos nos comunicar com outras pessoas, de diversas formas, enviar textos, fotos, trocar informações, instantaneamente, desde um lugar a qualquer outro lugar do planeta.
podemos realizar pesquisar sobre os mais diversos assuntos que despertem nossa curiosidade, bem como procurar informações sobre fatos recentes que tenham ocorrido em qualquer parte do planeta e cujo acesso em outros meios de comunicação ainda sejam deficitários.
Podemos participar de sites de relacionamento, fazer parte de comunidades virtuais, criar amizades, participar de pesquisas de opinião, etc..
Enfim, a informática através da internet, nos abre um, mundo infinito de possibilidades e usos, que transformam por completo nossas vidas. O que precisamos é estar informados e buscar conhecer essa nova tecnologia na qual o mundo já esta engajado. Se não conseguirmos acompanhar as transformações que a informática provoca na vida pessoal e profissional, seremos pessoas “a margem” da sociedade e dependermos eternamente de outras pessoas para realizar atividades simples como retirar um extrato bancário.
Podemos afirmar, portanto que, mesmo que não tenhamos computador em casa, a informática diariamente está presente e afeta as nossas vidas em seus mais diferentes aspectos.O mundo todo, hoje, está conectado a internet e faz uso diário dela, quase sem perceber. Desde uma simples previsão do tempo, uma notícia que ocorreu do outro lado do mundo, os debates políticos e a sua repercussão na economia mundial, as transferências comerciais, etc.
Em minha vida profissional (professora) e pessoal, a informática se faz presente das seguintes maneiras:
*Digitar provas, trabalhos e textos aos alunos, facilitando assim a compreensão e a organização dos mesmos;
Busca de figuras, objetos, esboços, tabelas e gráficos que facilitam o diálogo com os alunos;
Utilização da internet para fins de pesquisas direcionadas aos temas em estudo, estimulando o interesse, a curiosidade e a descoberta do novo, em crianças e adolescentes.
Não nos resta dúvidas de que a internet é a ferramenta mais poderosa que a informática possui. Todos nós, alguma vez, já sentimos a necessidade de acessar a internet.
Particularmente, a maior necessidade que senti e ainda até hoje o motivo que mais me leva a acessar a Internet é a pesquisa sobre determinados assuntos, a busca de mais informações sobre os assuntos que estão sendo abordados em sala de aula.
Como sou professora, também sinto a necessidade de manter-me atualizada e bem informada sobre os fatos que estão acontecendo no mundo e a internet, neste aspecto, cumpre o seu papel.
Diversos outros motivos me levam a acessar a internet, visto que ela é uma poderosa ferramenta, não só de comunicação ou informação, mas também de utilização para agilizar as mais diversas atividades sociais e econômicas do mundo. A internet, por sua vez, transformou a vida de todas as pessoas, desde os pequenos camponeses que não possuem computador, até as pessoas mais importantes do mundo, que participam das reuniões através das teleconferências.



Atividade 3

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DISCIPLINA DE QUÍMICA

QUÍMICA ORGÂNICA

PRIMERIO ESTÁGIO: O professor, em sala de aula, explica o trabalho a ser realizado no LIE.

SEGUNDO ESTÁGIO: Os alunos devem acessar o site http://www.qmc.ufsc.br/organica/

TERCEIRO ESTÁGIO: Clicar no item experimentos, após no item síntese e purificação do ácido acetilsalissílico.

QUARTO ESTÁGIO: Ler a introdução sobre a descoberta da aspirina e clicar em next. Se familiarizar com a reação de obtenção do AAS e clicar em next.

QUINTO ESTÁGIO: Fazer o experimento virtualmente, seguindo os passos da página.

SEXTO ESTÁGIO (Avaliação): Responder as perguntas propostas no site e entregá-las ao professor. Essas perguntas poderão ser uma das formas para avaliar a atividade, além da dedicação e empenho do aluno em realizar a tarefa.

SÉTIMO ESTÁGIO: Responder a questão online.

OITAVO ESTÁGIO: Na sala de aula o professor comentará sobre o experimento virtual e se a escola possuir um laboratório com os equipamentos necessários poderá realizar o experimento com os alunos.








Atividade 4
Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns desses divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando um adolescente deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. são pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos de impulso do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas, etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens







Continuação da Atividade 4





Atividade5
View SlideShare presentation








Atividade 6
Criar uma imagem que represente o Ecossistema “O JARDIM DE MINHA CASA”

usar mágicas para representar os fatores climáticos;
usar carimbos para os seres vivos;
por último pode ser inserido um texto para explicar brevemente o desenho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial