domingo, 24 de agosto de 2008

BENEDITA GALIOTTO BARONI E JUSTINA INES GALIOTTO RELOSI

CURSO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA


Atividade 1


TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

A evolução é evidente em nosso tempo. As transformações ocorrem em ritmo acelerado, modificando as estruturas e as concepções físicas, sociais, sócio-culturais, intelectuais, científicas, tecnológicas, sistemas econômico e educacionais. Essas mudanças que estão ocorrendo principalmente através da introdução do computador na vida cotidiana das pessoas, revolucionam nossos modos de nos comunicarmos, nos relacionamentos intra e interpessoais com os objetos, pessoas, enfim com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias e expandindo fronteiras num imenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais.
Essa transformações tecnológicas acarretam também um novo modo de aprender. A busca pelo conhecimento se dá de forma autônoma e interativa, uma vez que o sujeito encontra uma imensurável quantidade de informações em menor tempo.
Em contrapartida, o papel do educador é transformar essas informações cm conhecimento. Nesse contexto, os computadores e as tecnologias da atualidade tornam-se ferramentas/recursos que vem a fomentar as práticas pedagógicas com os alunos auxiliando o trabalho docente. Podemos afirmar então, que segundo a nossa concepção, informação e conhecimento são indissociáveis, porém distintos, ou seja, podemos considerar as informações obtidas dos recursos tecnológicos como aliados no processo de construção do conhecimento. Porém essas facilitações devem ser conduzidas pelo mediador fazendo com que a sua utilização seja feita com responsabilidade, uma vez que neste meio encontra-se muitas ciladas para o educando ou pessoas despreparadas, que sem orientação tornam-se alvos fáceis e até sofrendo danos irreversíveis.
A citação feita anteriormente vem a ser comprovada, quando observamos que em sala de aula os alunos podem desenvolver projetos científicos, pesquisas bibliográficas que podem ser feitos também de maneira virtual, através de redes como a internet. Podem ainda descobrir novos programas voltados ao aprendizado dos mais diversos ramos do conhecimento, nas áreas lógicas, humanas, artísticas, motoras entre outras. O professor também se beneficia da tecnologia no aperfeiçoamento de suas técnicas didáticas, bem como para o seu crescimento intelectual em sua vida cotidiana.
É necessário ressaltar a importância da internet, onde podemos encontrar gratuitamente textos escritos, audiovisuais e multimídia em vários websites, nos quais conseguimos trocar informações. Porém essas facilitações devem ser conduzidas pelo mediador fazendo com que utilizem-se dessa ferramenta com responsabilidade, pois nesse meio encontram-se muitas “ciladas” para os educandos, para os educadores ou qualquer pessoa despreparada, que se não forem bem orientados tornam-se alvos fáceis, podendo sofrer danos irreversíveis, tanto de leves proporções como perda de arquivos como outras graves podendo até interferir em suas vidas pessoais.
A internet torna-se, dessa forma, um mecanismo de disseminação e divulgação mundial bem como um meio de interação entre indivíduos, independentemente de sua localização geográfica. Devido a essa acessibilidade torna-se viável criar blogs, publicando conteúdos, a fim de discutir e trocar informações relativas a um assunto de interesse comum entre internautas. Além de ser uma excelente fonte de interação.
Atualmente, a criação de blogs vem aumentando, de tal forma que observamos uma grande porcentagem de pessoas, principalmente jovens, ongs, artistas, relacionamentos e os mais variados assuntos, buscando divulgar, aperfeiçoar e trocar idéias e informações através de seus próprios blogs.
Paulo Freire(1996), renomado educador brasileiro confirma a questão abordada acima atribuindo extrema importância ao contínuo aperfeiçoamento profissional e a constante busca e pesquisa ao saber dizendo que “ Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”(p.32).
Na seqüência falaremos sobre o que é um Mapa Conceitual, sendo o mesmo uma ferramenta cognitiva que ajuda a sistematizar conceitos e suas relações, favorecendo dessa forma uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo, mostrando como as palavras chaves se relacionam entre si. Pode ser usado como organizador prévio de idéias, tanto principal quanto secundárias.
Segue em anexo um exemplo de mapa conceitual referente ao texto acima.




Mapa Conceitual.Jpg
View SlideShare presentation or Upload your own.

mapa conceitualRelações Socioculturais







Atividade 2

DO SONHO AOS ARES”.especial, aqueles ligados a realidade atual. Além disso, levando em consideração que a grande maioria dos alunos mantêm um forte contato com a informática ela pode servir como um instrumento de aproximação e campo de diálogo entre professor e aluno.
Em relação ao cotidiano pessoal a informática é capaz de agilizar, organizar e facilitar o nosso dia-a-dia. Podemos destacar a internet que se apresenta como fonte de serviços e para utilizá-los não existe limitação de horário ou local pré-determinado. Entretanto, cabe lembrar, que se não possuír-mos domínio completo de seu processo de utilização ou negligenciarmos os requisitos de segurança, a mesma pode passar a representar uma fonte de problemas

A Partir do vídeo “Do Sonho aos Ares” podemos perceber que a evolução tecnológica não comporta imediatismos, ela é fruto de um processo lento que demanda de seus idealisadores perspicácia e persistência. Além disso, ela está presente em nossa vida diária, de modo que não fica restrita a ilustres cientistas, ao contrário, todos nós somos parte dessa evolução. Nesse contexto, faz-se presente a informática.
Como personagens ativos desse processo evolutivo, não temos como ficar imunes a ele. Diante da situação nós podemos optar entre, nos tornar membros atuantes utilizando e interagindo com os dispositivos provenientes do mesmo presentes em nosso contexto. Ou, simplesmente, nos manter apáticos e aceitar passivamente as intervenções positivas ou negativas decorrentes desse processo. Certamente se optarmos em fazer parte da primeira situação poderremos, de modo consciente, desfrutar dos benefícios e será mais fácil evitar as interferências indesejadas, ou pelo menos, amenizar os problemas causados pelas mesmas.
A informática é capaz de interferir em nosso cotidiano. No âmbito profissional ela poder ser utilizada na facilitação e organização de diversas tarefas como: instrumento acessório no planejamento e condução das aulas, fonte de pesquisa para a complementação do material de trabalho, ambiente para o desenvolvimento de determinados temas, em




Atividade 3

Pesquisa de endereços virtuais, utilizando o buscador Google.


www.rived.com.br
www.jogosboole.com.br
www.iguinho.com.br
www.prof2000.pt
www.jogos.antigos.nom.br
www.somatematica.com.br
www.junior.te.pt
www.ludoteoh.eu
www.instituto-camões.pt
www.web.educom.pt
www.wwebbom.pt
www.addons.mozilla.org
www.atividadeseducativas.com.br
www.brincandoseaprende.com.br




Planejamento de aula


Todos os endereços acima citados são recursos virtuais de aprendizagens educativas onde o aluno desenvolve suas habilidades e competências na área da Educação.
As atividade com labirintos (WWW.IGUINHO.COM.BR),podem ser utilizadas para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Infantil.

Objetivo Geral:
Proporcionar por meio das ferramentas tecnológicas atividades jogos de labirintos , afim de o mesmo possa desenvolver habilidades e competências para a vivencias do seu dia a dia.

Objetivos Específicos;

desenvolver habilidades de atenção raciocínio lógico e coordenação motora;

- desenvolver noção de lateralidade .
-desenvolver noção de espaço;
-desenvolver noções de tempo;

Atividade:
Com o recurso do endereços virtuais , o aluno deverá realizar as atividades do labirinto que são as seguintes:
a- com o uso das 4 setas levar o objeto(no caso uma abelha para um determinado local).
b- o aluno deverá concluir cada etapa para o jogo ter continuidade e chegar ao final.
c-a atividade possui quatro etapas iniciando do mais simples para o mais complexo.

Avaliação:

A avaliação acontecerá durante a realização das atividades,participação e o envolvimento dos aluno, bem como através de registros das observações realizadas pelo professor durante a execução das atividades.






ATIVIDADE 4

Perigo na rede

É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.

Caxias do Sul – Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum efeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos...Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescente deixa a sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramenta de conversação e de relacionamentos os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é consequência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape – explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Clínicas de São Paulo.
qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar esteriótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamentos e ferramentas de conversação na internet.

Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. preferir a vida virtual é muito prazeroso, pois é um lugar onde nãp há dificuldades, vergonhas, timidez – relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número de telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo – compara o psicólogo.

Contra a dependência – O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nos preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar – evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos – adiantou Nabuco.

Mais
O que é Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.





Atividade 5
View SlideShare presentation or Upload your own.





Atividade 6

Com o programa do TUX PAINT, podemos realizar inúmeras atividades de aprendizagens.Com o recurso carimbos , montar um cenário . O aluno relata o cenário construído e o relaciona com o meio ambiente .....

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial